Operação Estado Presente prende 16 criminosos e apreende armas e drogas em Cachoeiro e região Sul

Uma força-tarefa envolvendo mais de 200 agentes de segurança pública resultou na prisão de 16 pessoas e na apreensão de sete armas de fogo na região Sul do Espírito Santo. A ação fez parte da Operação Integrada Estado Presente, coordenada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), e teve como foco principal o município de Cachoeiro de Itapemirim, maior cidade da região. A operação foi realizada entre os dias 21 e 23 de julho.

Além das prisões, a operação resultou na apreensão de drogas, dinheiro e na recuperação de dois veículos com restrição de furto e roubo — um carro e uma motocicleta. Participaram da ação agentes das Polícias Militar, Civil, Penal e Rodoviária Federal, além do Corpo de Bombeiros e da Guarda Municipal, numa mobilização que evidenciou a forte integração entre as forças de segurança.

Ações de destaque em Cachoeiro

A operação trouxe resultados expressivos logo nos primeiros dias. Na segunda-feira (21), a Polícia Militar localizou uma submetralhadora de fabricação industrial e munições enterradas dentro de um tonel, no bairro Valão. Na terça-feira (22), a Polícia Civil capturou Guilherme Soares da Silva, de 28 anos, no bairro Ilha da Luz. O homem era foragido da Justiça do Distrito Federal, com mandado em aberto por latrocínio (roubo seguido de morte).

Já na quarta-feira (23), o destaque foi a prisão de Geovane Hantequestre Marinato, no bairro Village da Luz. O criminoso era procurado pela Justiça do Rio de Janeiro e possuía quatro mandados de prisão por homicídio. A captura foi feita graças ao trabalho da Polícia Penal e ao compartilhamento de informações entre os órgãos de segurança.

“Aqui não é lugar de bandido se esconder”, diz vice-governador

Presente durante as ações, o vice-governador e coordenador do programa Estado Presente, Ricardo Ferraço, destacou a importância da operação e reforçou o compromisso do Estado com a segurança. “Aqui não é lugar de bandido se esconder. Nós vamos achar e prender”, afirmou, enfatizando o esforço contínuo da gestão Casagrande para manter a paz e a ordem no Espírito Santo.

O secretário de Segurança Pública, Leonardo Damasceno, também celebrou os resultados, apontando que Cachoeiro completou 35 dias sem homicídios. “A região Sul registra redução significativa nos índices de criminalidade violenta. Isso é resultado da integração entre Estado, Município e forças federais”, afirmou.

Planejamento para o futuro

Na manhã desta quinta-feira (24), autoridades se reuniram no auditório da Faculdade de Direito de Cachoeiro para discutir os próximos passos. Estiveram presentes os comandantes das forças policiais da região, representantes da Prefeitura, do Ministério Público, além dos secretários Leonardo Damasceno e Álvaro Duboc (Economia e Planejamento), e do vice-governador.

A reunião teve como objetivo analisar os dados da operação e alinhar novas estratégias para manter os bons resultados na segurança pública da região.

Cachoeiro atinge marcas históricas

Os resultados da operação somam-se a um momento positivo para a segurança em Cachoeiro. Além dos 35 dias consecutivos sem homicídios, a cidade contabiliza 317 dias sem feminicídios e uma queda de 46% no número de assassinatos entre 1º de janeiro e 22 de julho de 2025 — foram 9 homicídios este ano contra 14 no mesmo período de 2024, segundo dados do Mapa da Paz da Sesp.

A Operação Estado Presente reafirma o compromisso do Espírito Santo com a paz, o combate ao crime organizado e a proteção dos capixabas.

Redação

COMPARTILHE:

© 2025 Vida Capixaba. Todos os direitos reservados.

Siga a gente nas redes sociais

© 2025 Vida Capixaba. Todos os direitos reservados.